Amigos do Fingidor

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Estante do tempo

O caçador e a tapuia
Francisco Gomes de Amorim (1827-1891)


“Tapuia, linda tapuia,
Que fazes no cacaual?”
– Por aqui é meu caminho
Para ir ao cafezal.

“Nem por aqui faz caminho,
Nem há café que apanhar;
Tapuia, linda tapuia,
Que vinhas aqui buscar?”

– Eu ia apanhar goiabas
Para dar a meu irmão.
“Ficam à beira do rio
Não é nesta direção”.

– Ando em busca de baunilha,
Que minha mãe me pediu.
“Menina, nos cacaueiros
Nunca a baunilha subiu”.

– Pois então... eu vou ao lago,
Donde meu pai há de vir...
“Ao lago por estes sítios!
Para que estás a mentir?”

– Se o branco tanto pergunta,
Que já não sei responder...
“Se tu dizer-me não queres,
O que vens aqui fazer!

Todos os dias te vejo
No meu cacaual andar;
Sempre seguindo meus passos,
Meus olhos sempre a fitar.

Pergunto-te o que me queres,
E tu olhas para mim;
Ou para longe te afastas,
Sorrindo-te sempre assim!

Vens assustar-me as cotias,
Pois nenhuma inda avistei;
Mas se tornas a seguir-me,
A teu pai me queixarei”.

– Adeus, branco; vou-me embora
Para não tornar a vir;
Se o branco não achou caça,
Não fui eu que a fiz fugir.

Não assusta a minha idade;
Que sou bela o branco diz;
Mas o que meus olhos mostram,
O meu branco ver não quis.

Eu sozinha atrás do branco,
Pelo cacaual andei;
E o branco se vem queixar
De que a caça lhe assustei!

Era a caça quem caçava
Ao cego do caçador!...
Quem vê tão pouco não caça,
Quem caça... adeus, meu amor.

“Anda cá, linda tapuia,
Não vás assim a fugir;
Tuas palavras tão doces
Volve, volve a repetir”.

– Para trás não volve a caça,
Meu branco, aprenda a caçar;
Quem deseja caça fina
Deve-a saber farejar.

Disse a tapuia, e na selva
Para sempre se ocultou;
Mas o caçador das dúzias
Parvo da caça ficou.