Amigos do Fingidor

terça-feira, 14 de outubro de 2008

O menino e os poetas

Dori Carvalho

(a Thiago de Mello)

quando menino ganhei não presentes caros
mas cheios de sabedoria, delicados e raros

quatro livros de poesia, pura poesia
meu Deus, que descoberta, que alegria
Carlos Drummond de Andrade
ensinou-me a sentir a alma das cidades
Manuel Bandeira, mil bandeiras,
desde aí, caminhei sem eira nem beira
Pablo, isla negra, Neruda
mostrou-me a ternura e a vida desnuda
Thiago, amazônico Thiago de Mello
cantou-me que o mundo ainda pode ser belo

um livro de muitas batalhas
El Che, Ernesto Guevara
sangrou-me o quanto a vida é cara

e uma pataca de prata de quatrocentos réis
presente de aniversário do meu padrinho

por isso, ando com esse sentimento do mundo
que tanto me faz sofrer e faz sonhar
por isso, o silêncio e a palavra
por isso, essa dureza e essa ternura
por isso, a sede de liberdade e as canções desesperadas
por isso, levo em meu coração um pouco de poesia
por isso, trago em minha boca um copo de pasárgada
que tanto me faz amar e viver
por isso, carrego na lembrança
o fuzil, que, in-felizmente, nunca usei
e a pataca de prata que perdi
e nunca soube multiplicar.